Modelos curriculares para o ensino médio. Desafios e respostas em onze sistemas educacionais


Este livro apresenta os resultados do projeto “Bases curriculares para o ensino médio: uma análise comparativa”, realizado pelo Centro de Implementação de Políticas Públicas para Equidade e Crescimento (CIPPEC, Argentina). O projeto foi dirigido por Alejandra Cardini e coordenado por Belén Sanchez, aquela Diretora e esta Coordenadora do Programa de Educação do CIPPEC, e resultou em três estudos. O primeiro foi escrito por Alejandra Cardini, Belén Sanchez e Aldana Morrone e publicado pelo CIPPEC, em espanhol, sob o título “Transitar la educación secundaria en el mundo: análisis comparado de las propuestas curriculares de 11 sistemas educativos”. O segundo foi intitulado “Formar para el trabajo desde el nivel secundario: las respuestas a este desafío en 11 sistemas educativos” de autoria de Alejandra Cardini, Belén Sanchez e Iván Matovich. O terceiro, “El esquema de créditos en foco: el caso del currículum de educación secundaria en Ontario”, foi elaborado por Belén Sanchez e publicado em espanhol pelo CIPPEC.

Os resultados do primeiro e terceiro estudo são apresentados nesta obra. O primeiro oferece uma comparação entre 11 sistemas educacionais mundiais a partir da forma de organização do ensino e da aprendizagem na escola secundária e, principalmente, da existência de mecanismos de flexibilidade curricular. O terceiro analisa em profundidade o caso de Ontário, província canadense cujo currículo de nível secundário é organizado por créditos. Após descrição detalhada, uma série de reflexões permite cogitar a aplicação do currículo do nível secundário em outros contextos.

Este trabalho não teria sido possível sem o apoio do Itaú BBA: nosso especial agradecimento a Ana Inoue e Beatriz Ferraz, pelo acompanhamento próximo e comentários perspicazes no decorrer do desenvolvimento do texto. Agradecemos também às contribuições de Alice Ribeiro, representante do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular.

Enviamos um agradecimento muito especial aos membros do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Secretários de Educação do Brasil (CONSED), pelos comentários na apresentação preliminar das conclusões deste trabalho.

Por fim, as autoras agradecem ao apoio da equipe do Programa de Educação do CIPPEC, que tem alimentado o processo de elaboração deste trabalho em múltiplas discussões em grupo. Nosso especial agradecimento a Agustina Ollivier, pela colaboração durante todo o processo de pesquisa, sistematização, análise e redação do relatório. Estendemos nosso agradecimento a Iván Matovich, pelos comentários sobre o trabalho e valiosas contribuições para as reflexões finais do relatório. Por último, agradecemos muito especialmente a Aldana Morrone, consultora do Programa de Educação do CIPPEC, pela participação na pesquisa.

    Recibí novedades